Ensino & Pesquisa

Residência Médica em Cancerologia Clínica

Movidos pela missão de promover a saúde e a qualidade de vida, com foco na excelência dos serviços prestados na área de oncologia e hematologia, o Santé Cancer Center busca constantemente promover o ensino e a pesquisa no tratamento e prevenção do câncer. Desta forma, tendo em vista também o pioneirismo da clínica e visando o desenvolvimento social da região, foi que surgiu a iniciativa de trazer a Lages o curso de Residência Médica em Cancerologia Clínica. A iniciativa faz parte de um sonho antigo dos sócios fundadores da clínica, Dr. Marcelo Ceron e Dr. Charles Alain Córdova Pinto e que a partir do ano de 2016 tornou-se realidade. O Santé Cancer Center, assume o compromisso de preparar profissionais para atuar no mercado de trabalho, com experiência e conhecimentos técnicos-científicos e humanísticos com qualidade e excelência. Dessa forma, promover o conhecimento e o domínio de técnicas que culminem em benefícios para o avanço no atendimento e tratamento do câncer, sempre com foco na humanização, o qual faz parte de um dos valores do Santé.

O curso de Pós-Graduação lato sensu Residência Médica em Cancerologia Clínica do Centro Integrado em Cancerologia - Santé Cancer Center, destinado à médicos, sob forma de curso de especialização, com características do aprofundamento científico e proficiência técnica provenientes do treinamento em serviço oferece o grau de especialista, na modalidade de treinamento/aprendizagem em serviço.É um Programa com pré-requisito aprovado na Comissão Nacional de Residência Médica : SISCNRM nº: 547/2016/ Processo nº: 2015-813.

Conforme o MEC, a Residência Médica foi Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, sendo uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. (Saiba mais clicando aqui)


MÉDICO
Pré-requisito: conclusão de dois (2) anos em Programa de Residência Médica em Clínica Médica, reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica.

VAGAS
01 vaga anual: 01 vaga Residente (R1), 01 vaga para Residente (R2) e 01 vaga para Residente (R3).

CARGA HORÁRIA DO PROGRAMA
8.640 horas (oito mil, seiscentos e quarenta horas). Distribuídas da seguinte forma: No primeiro ano do Curso 2.880 horas (duas mil e oitocentas e oitenta horas) para o Residente R1, no segundo ano do Curso 2.880 horas (duas mil e oitocentas e oitenta horas) para o Residente R2 e no terceiro ano do curso 2.880 horas (duas mil e oitocentas e oitenta horas) para o Residente R3.

DURAÇÃO
O Curso tem a duração de 3 anos, (36 meses).

TITULAÇÃO CONFERIDA
A titulação conferida é a de médico especialista : Cancerologista Clínico

CERTIFICAÇÃO
A expedição do certificado é de responsabilidade da Clínica Le Santé de acordo com legislação da Comissão Nacional de Residência Médica (MEC).

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A estrutura curricular do Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica buscou atender ao que preconiza a Resolução n. 10, de 31 de julho de 2007, publicada no D.O.U., de 07/08/07, seção 1, página 17, que dispõe sobre a duração do programa de residência médica de Cancerologia Clínica e seu conteúdo programático. Nesta perspectiva, define-se que a organização curricular deve ser baseada em competência, não privilegiar somente as características cognitivas, mas fundamentalmente estimular a capacidade de execução das tarefas próprias ao perfil desejado, sob a perspectiva técnico-científica, mas também as dimensões prática e humana. A construção do conhecimento de forma integrada e articulada num currículo orientado por competência exige um repensar a cultura pedagógica que deve ser voltada para o compromisso com a compreensão crítica da realidade de saúde e a formação do profissional humano, ético, reflexivo, ativo, democrático e comprometido com as questões sociais. A concepção dialógica de competência trabalha com o desenvolvimento de capacidades ou atributos (cognitivos, psicomotores e afetivos) que, combinados, conformam distintas maneiras de realizar, com sucesso, as ações essenciais e características de uma determinada prática profissional. O programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica traz em sua concepção a necessidade de trabalhar com Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem, privilegiando fundamentalmente a Problematização.

DO FINANCIAMENTO
O residente matriculado receberá bolsa de estudo subsidiada e administrada pela Le Santé, cujo valor será determinado de acordo com a legislação vigente da Comissão Nacional de Residência Médica que será paga mensalmente, em conta corrente e agência bancária indicada pela Le Santé. A presente contratação não tem vínculo empregatício por se tratar de Médico Residente, contratado na forma da Lei nº 6.932, de 1981, com a redação dada pela Lei nº 10.405, de 2002, e da Lei nº 11.129, de 9 de fevereiro de 2005

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA (COREME)
A Resolução n.01/2004 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que trata dos requisitos mínimos para que uma instituição possa ter programas de residência médica, institui, em seu art. 46, a Comissão de Residência Médica (COREME), da Instituição de Saúde, como intermediadora local dos entendimentos com a Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), definindo o escopo de atuação e a periodicidade obrigatória (bimestral) de suas reuniões. A COREME responsável pelo acompanhamento e supervisão do Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica da Clínica Le Santé, segue as determinações emanadas do seu Regimento Geral.
COORDENADOR DA COREME
Dr. Alessandro Geraldis Iglesias


O Santé Cancer Center, consoante com o compromisso das entidades médicas com a qualidade do ensino e da aferição do conhecimento nos Exames de Medicina promove em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul, e a Associação Catarinense de Medicina o Processo Seletivo para Médico Residente. O Processo Seletivo é anual, ocorre no segundo semestre por meio de publicação de Editais


Dra. Letícia Olivia Cericato

Residência Oncologia Clínica
CRM: CRM 21168 | RQE: LinkedIn


Coordenação do programa

Dr. Marcelo Antônio Ceron

Oncologia
CRM: CRM 6272 | RQE: RQE 3021 LinkedIn

Preceptores

Jussara Maria

Psicóloga
CRM: | RQE: LinkedIn

Coordenação pedagógica

Maria

Psicóloga
CRM: | RQE: LinkedIn

Instituições parceiras

Hospital Tereza Ramos
HNSP
Hospital Albert Einstein



Preencha o formulário com seus dados e selecione o melhor dia da semana e horário para ser atendido. Entraremos em contato com você para agendar uma data para o seu atendimento. Este formulário é apenas um pré-agendamento, aguarde nosso contato para confirmação.


Em 12 anos de história a equipe Santé vem transformando e restaurando vidas. Contamos com uma equipe especializada em cuidado humanizado. Se você se identifica com o nosso propósito, venha construir o seu futuro conosco.

Curriculum Vitae

Você pode arrastar o seu curriculum para dentro do espaço delimitado
ou procurar nos seus arquivos

Procurar...