Quimioterapia

O que é?

A quimioterapia é um dos principais tratamentos utilizados no combate ao câncer. Consiste na introdução de substâncias químicas que atuam sobre as células cancerígenas e são transportadas por toda corrente sanguínea, percorrendo todo o corpo, destruindo as células doentes e evitando que elas se espalhem.

O tratamento pode ser indicado como terapia exclusiva, adjuvante ou neoadjuvante. A terapia exclusiva é quando o principal tratamento adotado para combater o câncer é o de quimioterapia.
Tratamento Adjuvante: é geralmente o tratamento complementar aplicado após o tratamento primário, como a cirurgia, por exemplo.
Tratamento neoadjuvante: é feito antes da cirurgia, utilizado para diminuir o tumor e a agressividade do procedimento. A quimioterapia pode ser utilizada de forma isolada ou ser aliada a outros tratamentos como radioterapia e/ou cirurgia.

O que são protocolos quimioterápicos?

Protocolo de quimioterapia é o termo empregado para definir as propostas de tratamento. Ele estabelece os medicamentos a serem utilizados, determina suas doses em função do peso ou da área de superfície corporal do paciente (calculada com base no peso e na altura) e propõe as datas para sua administração e por quanto tempo.
A recuperação do organismo do paciente é também estimada pelo protocolo, que prevê um período livre de tratamento antes do início de cada novo ciclo de quimioterapia.

Como funciona?

O tipo de quimioterapia varia para cada paciente, considerando o tipo do tumor, subtipo, localização, estadiamento, idade, histórico e condições gerais de saúde. Há várias formas de administrar os medicamentos, podendo ser: via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea e intravesical, intra-arterial e intratecal.
As formas mais comuns da administração da quimioterapia podem ser:
Via oral
Medicamentos em forma de comprimidos, líquidos ou cápsulas e podem ser tomados em casa.
Intravenosa
O medicamento é aplicado diretamente na veia ou por meio de cateter totalmente implantado, dentro do soro ou em forma de injeções.
Intramuscular
O medicamento é aplicado por meio de injeções no músculo.
Subcutânea
O medicamento é aplicado com injeções no tecido gorduroso (subcutâneo), abaixo da pele.
Intravesical
O medicamento é infundido pela uretra até a bexiga.

Quais os efeitos colaterais?

As medicações atingem também as células saudáveis do corpo. Sendo assim, a quimioterapia pode provocar alguns efeitos colaterais como queda de cabelo, vômito, náuseas, dores, diarreia, feridas na boca, entre outros. A intensidade e duração dos efeitos colaterais dependem da quantidade de quimioterápicos recebidos pelo paciente. Eles podem ser minimizados com o uso de medicamentos auxiliares.

Qual a duração do tratamento?

O tempo de aplicação e números de sessões será determinado pela equipe médica responsável. A sessão de quimioterapia pode levar uma ou várias horas. Em alguns casos é necessário que o paciente permaneça internado para receber o tratamento por tempo prolongado. A duração normal do tratamento é definida de acordo com o tipo e avanço da doença, variando de paciente para paciente.
Durante a consulta com o seu médico, ele informará sobre o número de aplicações e ciclos que deverão ser realizados ao longo do procedimento.

Cookies

Nosso site faz uso de cookies para tornar sua experiência melhor.

Detalhes

Preencha o formulário com seus dados e selecione o melhor dia da semana e horário para ser atendido. Entraremos em contato com você para agendar uma data para o seu atendimento. Este formulário é apenas um pré-agendamento, aguarde nosso contato para confirmação.


Em 12 anos de história a equipe Santé vem transformando e restaurando vidas. Contamos com uma equipe especializada em cuidado humanizado. Se você se identifica com o nosso propósito, venha construir o seu futuro conosco.

Curriculum Vitae

Você pode arrastar o seu curriculum para dentro do espaço delimitado
ou procurar nos seus arquivos

Procurar...


Fale Conosco pelo WhatsApp