Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h
Cientistas realizando pesquisa em tubos de ensaio

Tratamentos avançados revolucionam o tratamento oncológico

De acordo com alguns dados divulgados pelo Instituto Nacional Do Câncer (INCA) são esperados cerca de 625 mil novos casos de câncer no Brasil em 2020.

Entre todos os tipos de câncer, o mais comum no Brasil é o câncer de pele Melanoma. Outros casos com altos números são:

  • Câncer de pulmão;
  • Intestino;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de próstata.

Contudo, o tratamento do câncer poderá contar com medicamentos e tratamentos avançados que prometem melhorar as chances de sobrevivência e elevar a qualidade de vida dos pacientes.

Mas quais as principais perspectivas para o combate do câncer?
  • Análise dos genes: Os estudos em genomas humanos tem dado um grande salto em suas pesquisas já que estudam diretamente o código genético humano. O estudo dessas células podem auxiliar na precisão do diagnóstico e também na eficácia do tratamento.
  • Imunoterapia: A imunoterapia é um tipo de tratamento biológico que tem a função de potencializar o sistema imunológico do paciente, auxiliando no combate ao câncer. O uso da imunoterapia em conjunto com outros tratamentos (radioterapia, quimioterapia ou cirurgia) pode apresentar um aumento significativo no desaparecimento da doença.
  • Anticorpos Monoclonais: Um dos maiores destaques são as terapias conjugadas de quimioterapia com anticorpos. Essa combinação leva a quimioterapia diretamente para as células cancerígenas, diminuindo a toxicidade no restante do corpo, favorecendo a efetividade do tratamento.
  • CAR-T Cell: Essa opção é indicada para tratamento de linfoma e leucemias e consiste em utilizar as células do próprio paciente de forma modificada para que possam combater o câncer.
    Esse método tem como base o uso de tecnologias variadas como: terapia cênica, imunoterapia e terapia celular.

É importante reforçar que alguns destes tratamentos ainda estão em testes no Brasil.

Contudo, sempre converse com o seu oncologista sobre o melhor tratamento para cada tipo de câncer e tire todas as suas dúvidas.

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »