Setembro Verde. Mês de prevenção do câncer de intestino

Setembro é o mês dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de intestino. Essa campanha é promovida pela SCCP (Sociedade Catarinense de Coloproctologia), SCG (Sociedade Catarinense de Gastroenterologia) e SOBED-SC (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC). 

O principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de intestino que atualmente é considerado um dos tipos de tumores que mais acomete homens e mulheres no Brasil de acordo com pesquisas realizadas pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer). 

O câncer de intestino: 

De acordo com o INCA, é estimado que cerca de 34 mil novos casos sejam diagnosticados em 2020. No Brasil, a região Sul é a que possui maior índice da doença já que o câncer de intestino está diretamente ligado ao estilo de vida, tais como: 

- Excesso de peso; 
- Obesidade; 
- Tabagismo; 
- Sedentarismo; 
- Alto consumo de bebidas alcoólicas; 
- Alto consumo de carnes processadas (salsichas, salames, linguiças, carne seca, etc.) 

O câncer de intestino pode ser altamente curável, é importante que nos primeiros sinais seja buscada a ajuda necessária. 

No Brasil, o índice de cura não passa de 50% uma vez que nos primeiros sintomas, o paciente tende a ignorar, o que permite com o que o câncer se desenvolva e quando realizado o diagnóstico, o tumor está muito avançado, prejudicando os sucessos do tratamento. 

A campanha do Setembro Verde vem com o propósito de trazer informação, fazendo com que as pessoas conheçam os sintomas do câncer de intestino e que possam realizar a investigação de forma precoce. 

Quais os sintomas do câncer de intestino?

Os sintomas mais comuns são: 
- Fezes com sangue; 
- Alteração nos hábitos intestinais; 
- Sensação de evacuação incompleta; 
- Cansaço ou fadiga sem explicação; 
- Dor na região abdominal; 
- Perda de peso repentina. 

Por alguns meses o câncer de intestino pode se desenvolver de forma silenciosa e sem demonstrar sintomas. É importante que os exames de rotina sejam realizados de forma rigorosa para rastreio precoce de câncer ou qualquer outra doença. 

Atente-se:  

Há algumas pessoas que correm maiores riscos de desenvolver o câncer colorretal, sendo elas: 
- Pessoas com histórico familiar de pólipos, câncer de intestino, mama, ovário e útero;
- Dieta pobre em fibras, rica em gorduras e grande quantidade de conservantes; 
- Pessoas fumantes, sedentárias e obesas; 
- Pessoas que possuam síndromes genéticas. 

Em caso de dúvidas, a nossa equipe médica está a disposição para saná-las. Você pode agendar uma consulta AQUI


Preencha o formulário com seus dados e selecione o melhor dia da semana e horário para ser atendido. Entraremos em contato com você para agendar uma data para o seu atendimento. Este formulário é apenas um pré-agendamento, aguarde nosso contato para confirmação.


Em 12 anos de história a equipe Santé vem transformando e restaurando vidas. Contamos com uma equipe especializada em cuidado humanizado. Se você se identifica com o nosso propósito, venha construir o seu futuro conosco.

Curriculum Vitae

Você pode arrastar o seu curriculum para dentro do espaço delimitado
ou procurar nos seus arquivos

Procurar...