Recomendações para o paciente oncológico sobre a vacina contra COVID 19

A vacinação sempre foi ponto essencial para toda a população e principalmente para o paciente oncológico. O COVID-19 nos traz uma emergência ainda maior de falar sobre a vacinação para o paciente oncológico. 

Pensando na saúde do paciente oncológico nós levantamos alguns pontos extremamente importantes, entregando qualidade e informação sobre as vacinas e processo de imunização contra a Sars-CoV-2. 

Os pacientes oncológicos são considerados grupo de risco uma vez que sua imunidade é comprometida pelo câncer. Diversas pesquisas comprovaram que há maior gravidade da infecção do covid-19 em pacientes oncológicos, a mortalidade pode atingir de 6 a 61%. 

É importante lembrar que a população oncológica é considerada de alto risco para complicações pela covid-19. Foi comprovado que o malefício de NÃO SE VACINAR é ainda maior já que a mortalidade é extremamente alta. 

Devemos reforçar que historicamente é contraindicado o uso de vacinas que contenham o vírus vivo para pessoas imunossuprimidas, incluindo os pacientes oncológicos. 

Atualmente, temos evidências suficientes de que a vacinação é segura e necessária para o paciente oncológico e toda a população. Por tanto, de forma geral as vacinas são consideradas seguras. 

É importante ressaltar que o tratamento oncológico pode interferir na eficácia da vacina. Como há diversas modalidades de tratamento oncológico, pode ser que ocorra alguma alteração na resposta do paciente. O tratamento quimioterápico, por exemplo, reduz a imunidade do paciente e pode fazer com que a resposta imunológica protetora seja alterada, influenciando na resposta da vacina. 

O ideal é que o paciente seja vacinado antes de iniciar o tratamento oncológico, mas caso já tenha dado início ao tratamento, a vacina pode ser administrada a qualquer momento para proteção do paciente. O oncologista responsável deve ser comunicado e poderá indicar o melhor momento para receber a vacina. 

Os pacientes que já finalizaram o tratamento oncológico também devem ser vacinados caso não haja nenhuma contraindicação como por exemplo, alergia aos componentes contidos na vacina. Pacientes que já tiveram covid-19 também devem se vacinar normalmente. 

A vacinação é segura e deve ser realizada por todos. Caso você possua alguma dúvida, seu oncologista e equipe multidisciplinar poderão auxiliar para sanar seus questionamentos.


Preencha o formulário com seus dados e selecione o melhor dia da semana e horário para ser atendido. Entraremos em contato com você para agendar uma data para o seu atendimento. Este formulário é apenas um pré-agendamento, aguarde nosso contato para confirmação.


Em 12 anos de história a equipe Santé vem transformando e restaurando vidas. Contamos com uma equipe especializada em cuidado humanizado. Se você se identifica com o nosso propósito, venha construir o seu futuro conosco.

Curriculum Vitae

Você pode arrastar o seu curriculum para dentro do espaço delimitado
ou procurar nos seus arquivos

Procurar...