Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h

Qual o melhor momento para o paciente oncológico se vacinar contra covid-19?

Atualmente menos de 12% da população está protegida contra a Covid-19 com as duas doses e 33% tomou apenas a primeira dose do imunizante. Antes de tudo é importante relembrar que a população só estará imunizada após 15 dias do recebimento da segunda dose, no caso da Janssen a população estará imunizada após 15 dias do recebimento da dose única. 

Há pessoas, por exemplo, visitando postos de saúde para saber se possuem marca específica ou de sua preferência, isso atrapalha e muito o ritmo de vacinação. É essencial que a população tenha em mente que todos os imunizantes contra a Covid-19 foram validados pela ANVISA e por demais entidades ao redor do mundo, garantindo a eficácia e reforçando que não faz sentido escolher marca ou laboratório. A vacinação deve acontecer rapidamente para que toda a população esteja imunizada, garantindo a proteção em conjunto. 

E a vacinação para o paciente oncológico? 

Assim como para a população, para o paciente oncológico a instrução segue a mesma, tome a vacina que estiver acessível a você, independente da marca. Todos os pacientes oncológicos entraram no início da fila como prioritários. Contudo, se o seu tratamento foi finalizado há mais de 6 meses, você precisará aguardar a sua idade normalmente, seguindo o calendário de vacinação. 

Qual o melhor momento para o paciente oncológico se vacinar? 

Se você ainda está passando pelo tratamento, o ideal é esperar até 15 dias após a sua última sessão de quimioterapia ou radioterapia. Esse espaço de tempo é importante para que o paciente não confunda o efeito da vacina com o tratamento. De  todas as formas, é essencial seguir as recomendações médicas sobre a vacinação do paciente. 

Sou paciente oncológico, posso tomar a vacina de gripe? 

Ainda assim, a regra dos 15 dias após a última sessão do tratamento oncológico também vale para a vacina da gripe. Se você já se imunizou contra a covid-19 aguarde outros 15 dias para realizar a vacinação contra gripe.

A vacinação é muito importante para a saúde do paciente oncológico e para a população em geral. 

Em caso de dúvidas, sempre converse com o oncologista responsável e se vacine assim que possível. 

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »