Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h

Outubro Rosa – Mês de prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional que é realizado todos os anos para conscientizar a população sobre o câncer de mama, detecção precoce e exames de rotina. 
Toda a campanha tem o objetivo geral de compartilhar informações e dados do câncer de mama e também do câncer de colo de útero para que a mortalidade seja reduzida significativamente. 
O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento do câncer, uma vez que, quando descoberto em fase inicial, as chances de cura são maiores. 

Quais os principais sintomas do câncer de mama?

– Nódulo (caroço) indolor; 
– Pele da mama avermelhada ou alterada; 
– Alterações no mamilo; 
– Saída de líquidos nos mamilos; 
– Pequenos nódulos no pescoço ou axilas. 

Como prevenir o câncer de mama? 

– Realize atividades físicas frequentemente; 
– Opte por uma dieta rica e saudável; 
– Faça ingestão de líquidos; 
– Mantenha o peso corporal adequado; 
– Evite consumir bebidas alcoólicas e cigarro. 

O autoexame pode ser realizado para identificar alterações nas mamas mas não pode ser utilizado para substituir a mamografia. 
A mamografia é um raio-x que permite a visualização de toda mama, o que nos permite detectar lesões e câncer em estágio inicial, o que nos permite um tratamento mais eficaz e preciso. É recomendado que mulheres acima de 40 anos realizem a mamografia de rotina anualmente. 
Mulheres com risco aumentado, que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos ou que possuam caso anterior na família, devem começar o acompanhamento com 30 anos. 

Sua saúde deve sempre ser valorizada. Realize anualmente os exames de rotina e a qualquer sinal de alteração nas mamas, agende uma consulta com um mastologista. 
O câncer de mama acomete várias mulheres durante o ano mas se identificado em estágio inicial, as chances de cura são altas, por isso, priorize a sua saúde e conte com o Santé Cancer Center para cuidar de você. 

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »