Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h

O hábito de tomar remédios ao menor sinal de dor pode mascarar sérios sintomas?

A dor é um dos sintomas mais comuns da medicina e é definida como uma percepção sensorial e emocional desagradável, associada a algum dano real ou potencial. Ela é tão importante que a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera incluir a avaliação da dor como um sinal vital dos exames médicos, junto com a frequência cardíaca, a pressão e a temperatura.

A maioria das pessoas em tratamento oncológico dizem sentir dor durante algum momento do seu tratamento e ela pode ser o primeiro sinal que algo não vai bem. Sempre converse com seu médico antes de tomar qualquer medicamento. O uso de drogas para uma dor que não foi avaliada corretamente pode sim mascarar problemas mais sérios. As dores podem estar relacionadas a doença em si mas também podem ser consequências do tratamento contra o câncer.

Estes são só alguns exemplos de situações de dor que podem acontecer. Diferenciar a causa vai ser importante para definir o melhor tratamento, não só para melhorar a qualidade de vida e controle do sintoma, como para aumentar a eficácia do que vem sendo feito. A principal mensagem é: caso sinta algum tipo de dor, não se medique sem conversar com o seu médico antes.

Texto baseado em artigo do Dr. Felipe Ades.

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »