Novembro Azul: Mês de combate ao câncer de próstata

O câncer de próstata é o câncer que mais acomete homens em todo o mundo. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer próstata no Brasil. 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Seu peso aproximado é de 20 gramas e possui aparência semelhante a uma castanha. A próstata fica localizada logo abaixo da bexiga e sua principal função é produzir o esperma juntamente com as vesículas seminais. 

Quais os sintomas do câncer de próstata? 

Durante a fase inicial é muito raro que o paciente sinta algum sintoma. Quando surge algum sinal ou sintoma, 95% dos casos já está em fase avançada, o que dificulta a cura do paciente. Os sintomas em fase avançada são: 

- Dor nos ossos; 

- Dores ao urinar; 

- Surgimento de sangue no sêmen ou urina; 

- Vontade urinar frequentemente. 

Quais os fatores de risco? 

Um dos principais fatores de risco são: 

- Histórico familiar de câncer (pai, tio, irmão);

- Homens negros sofrem maior incidência de câncer de próstata;

- Obesidade. 

Como funciona a prevenção e o tratamento? 

A melhor forma de garantir a cura do câncer é a detecção precoce. Mesmo sem notar sintomas, todos os homens acima de 45 anos (com fatores de risco) e 50 anos (sem fatores de risco) devem realizar consultas com o urologista anualmente para que exames sejam realizados, entre eles, está o exame de sangue (PSA) e toque retal, que permite que o urologista sinta se há alterações na glândula como endurecimento ou nódulos que possam ser suspeitos. 

Cerca de 20% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata recebem o diagnóstico através da alteração identificada no exame de toque retal. Se houver suspeitas de câncer de próstata, outros exames podem ser solicitados de forma complementar. 

Caso o diagnóstico seja positivo, o melhor tratamento será indicado tendo em base vários aspectos como: saúde atual do paciente, estadiamento da doença e expectativa de vida. Caso exista uma tumor de baixa agressividade, há a opção de de vigilância ativa onde em tempos determinados o médico fará uma análise e monitoramento da evolução da doença, podendo intervir de forma menos agressiva caso perceba evolução da doença. 

Em todos os casos, o Novembro Azul vem com a proposta de entregar informação e desmistificar o exame do toque retal. Além disso, é um exame seguro e promove maior qualidade de vida. O preconceito mata, por isso, é importante se cuidar e realizar exames regularmente para manter a sua saúde em bom estado.


Preencha o formulário com seus dados e selecione o melhor dia da semana e horário para ser atendido. Entraremos em contato com você para agendar uma data para o seu atendimento. Este formulário é apenas um pré-agendamento, aguarde nosso contato para confirmação.


Em 12 anos de história a equipe Santé vem transformando e restaurando vidas. Contamos com uma equipe especializada em cuidado humanizado. Se você se identifica com o nosso propósito, venha construir o seu futuro conosco.

Curriculum Vitae

Você pode arrastar o seu curriculum para dentro do espaço delimitado
ou procurar nos seus arquivos

Procurar...