Janeiro Branco - Mês da Saúde Mental

A campanha do Janeiro Branco foi criada em 2014 e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. No Brasil cerca de 5,8% da população sofre de depressão quando a médica global é de 4,4%. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) ao todo são quase 12 milhões de brasileiros que sofrem com depressão, esse número nos torna o país campeão em casos de depressão na America Latina. 

Para o paciente oncológico e familiares, o câncer pode trazer um impacto ainda maior na saúde emocional já que um dos primeiros pensamentos é que será acometido pelo câncer. De acordo com o Observatório de Oncologia, as chances do paciente oncológico desenvolver depressão pode variar de 22% a 29%. Já os pacientes que são diagnosticados com câncer de mama possuem de 10% a 25% de sofrer depressão. 

Independente do quadro de depressão ter sido diagnóstico antes ou depois do diagnóstico do câncer, é essencial que o paciente oncológico tenha acompanhamento psicológico durante o tratamento. O psicólogo será responsável por auxiliar nessa caminhada para que o paciente possa ver o câncer com outra perspectiva. O cuidado psicológico durante o tratamento do câncer é fundamental para bom funcionamento do tratamento e resposta clínica do paciente. 

Em momentos de dificuldade, cuidar do emocional é tão importante quanto cuidar da parte física. Estar com a mente equilibrada para realização do tratamento oncológico é fundamental. Além disso é essencial que o paciente conte com uma rotina de boas práticas, realizando atividades que lhe proporcionem prazer. 

É indispensável que a família seja o primeiro ponto de apoio do paciente, auxiliando nos momentos de dificuldade. Alguns familiares também podem adoecer ou se abalar com a descoberta do câncer, podendo ser necessário terapias para toda família. Esse acompanhamento completo oferece todo o suporte necessário para o paciente e familiares, auxiliando na dinâmica familiar, encaminhando para psicoterapia ou outras especialidades de for necessário. O fortalecimento familiar é uma excelente estratégia para enfrentar o câncer de forma mais saudável e assertiva. 

Se você está em tratamento oncológico, busque auxílio psicológico mesmo que não esteja com sintomas de depressão. Sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física, por isso, cuide-se de forma integral e conte com profissionais capacitados para te ajudar. 


Preencha o formulário com seus dados e selecione o melhor dia da semana e horário para ser atendido. Entraremos em contato com você para agendar uma data para o seu atendimento. Este formulário é apenas um pré-agendamento, aguarde nosso contato para confirmação.


Em 12 anos de história a equipe Santé vem transformando e restaurando vidas. Contamos com uma equipe especializada em cuidado humanizado. Se você se identifica com o nosso propósito, venha construir o seu futuro conosco.

Curriculum Vitae

Você pode arrastar o seu curriculum para dentro do espaço delimitado
ou procurar nos seus arquivos

Procurar...