Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h

Imunoterapia: Como é e como funciona?

A imunoterapia é um tratamento oncológico que proporcionou grandes avanços para medicina e para qualidade de vida do paciente com câncer. É um tratamento que tem como principal função ativar o sistema imune do paciente, auxiliando no combate das células cancerígenas. A imunoterapia pode ser utilizada em grande escala e possui várias indicações clínicas. 

Este tratamento surgiu em 1891 quando um médico americano chamado William B. Coley administrou bactérias vivas em seus pacientes e obteve resultado significativo nos tratamentos de câncer. Foi com essa experiência que ao longo dos anos a Imunoterapia foi sendo estudada e adaptada para ter um melhor resultado, garantindo a qualidade de vida do paciente e proporcionando maiores benefícios. 

O que são os Inibidores de CheckPoint? 

Com o passar dos anos e a evolução da medicina, o nosso sistema imune foi sendo cada vez mais estudado e percebeu-se que em alguns momentos o nosso sistema de defesa pode ser ativado ou desativado. Uma das formas que colocar o sistema imune em pausa são os inibidores de checkpoint. Essas pausas são feitas quando o corpo precisa atacar apenas o que precisa ser combatido.

Um dos caminhos que o tumor utiliza para se desenvolver é se escondendo do nosso sistema de defesa, se camuflando no corpo e desenvolvendo suas células. Com o uso da imunoterapia, o sistema imune passa a não se desligar, combatendo as células cancerígenas com maior precisão e agilidade. 

Os estudos clínicos sobre imunoterapia e oncologia seguem avançando dia após dia para otimizar o tratamento oncológico. A imunoterapia pode ser utilizada isoladamente ou combinada com algum outro tratamento como quimioterapia, por exemplo. O uso da imunoterapia vai depender do paciente, histórico familiar e o tipo de câncer. 

Em caso de dúvidas sobre tratamentos, sempre fale com o seu oncologista e tire todas as suas dúvidas. 

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »