Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h

Fevereiro Laranja: Mês de combate e prevenção da Leucemia

O Fevereiro Laranja é uma campanha que foi criada para conscientizar a população sobre os sintomas da Leucemia, doença que de acordo com os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é diagnosticada em torno de 11 mil pessoas anualmente no Brasil. 

A Leucemia é uma mutação genética que acomete os glóbulos brancos (responsáveis por realizar a defesa do nosso organismo) onde eles acabam se reproduzindo de forma desordenada, causando os principais subtipos da Leucemia. Normalmente o câncer surge em pessoas com idade mais avançada, já a Leucemia pode ser diagnosticada em pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. A Leucemia está em primeiro lugar quando falamos em câncer pediátrico. 

A Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é mais comum em jovens e crianças. Já as Leucemias crônicas (Leucemia Linfoide Crônica (LLC), Leucemia Mieloide Crônica (LMC) e Leucemia Mieloide Aguda (LMA)) são diagnosticadas normalmente em pessoas acima de 50 anos. 

Ainda não se sabe exatamente o motivo das leucemias se desenvolverem mas acredita-se que está relacionado a uma mutação genética não somática (mutação que NÃO pode ser passada de pai para filho). 

Quais os sintomas da Leucemia? 

Os sinais da Leucemia vão variar diretamente com o subtipo e intensidade da doença. Tanto na Leucemia Linfoide Aguda quanto na Leucemia Mieloide Aguda o paciente tende a sentir sinais de anemia como palidez, fadiga, sonolência. Pode surgir também o aumento dos gânglios, febre, sangramentos, hematomas e infecções. 

Já as Leucemias Crônicas (Leucemia Linfoide Crônica e Leucemia Mieloide Crônica) é comum que os pacientes não sintam nenhum sintoma mas se acontecer é comum que sintam cansaço extremo, aumento nos gânglios e baço. 

Esses sintomas podem ser semelhantes como os sintomas de uma simples gripo, por exemplo. Por isso, é indicado que todas as pessoas que sintam esses sintomas busquem auxílio médico já que os sintomas são semelhantes. É necessário estar atento (a) aos sinais. 

Além dos sinais que podemos observar, a Leucemia também pode causar alteração nas células sanguíneas (podendo ser confirmado através de hemograma). Por exemplo, uma pessoa com leucemia, seu exame representará a diminuição dos glóbulos vermelhos, plaquetas e aumentará ou diminuirá os glóbulos brancos. Como em diversas doenças, é necessário realizar exames complementares como mielograma para identificar a Leucemia de forma correta. 

Normalmente os sintomas são semelhantes independente da idade do paciente. 

Campanha Fevereiro Laranja

O principal objetivo da campanha é informar e conscientizar a população sobre a Leucemia. 

Quando a leucemia infantil é diagnosticada de forma precoce, há cerca de 80% de chances de cura utilizando o tratamento adequado. A rápida descoberta faz com que o paciente seja capaz de levar uma vida normal, inclusive nos casos crônicos, é necessário apenas utilizar uma medicação e monitoramento com exames anuais. 

Para as leucemias agudas podem ser necessários tratamentos mais intensos como quimioterapia, terapia alvo, radioterapia e/ou transplante de medula óssea. Com tudo, elas apresentam maiores chances de sucesso se diagnosticadas em fase inicial. 

O maior empecilho sobre o transplante de medula óssea é a compatibilidade do doador com o paciente, assim como ocorre em transplante de órgãos. 

Normalmente essa compatibilidade é procurada primeiro nos familiares mais próximos, caso não seja encontrado em ninguém da família, será procurado em bancos de medula. Por isso se torna tão importante doar medula óssea já que é difícil encontrar alguém compatível. Quanto mais voluntários doando medula óssea, maior a chance do paciente realizar o tratamento, potencializando as chances de cura. 

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »