Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h
Estereotaxia, a imagem que está representando esse tema é o tronco de uma mulher com a mão direita tampando as mamas

Estereotaxia: você sabe o que é?

A estereotaxia é um exame realizado para identificar nódulos mamários que não são palpáveis durante a consulta e exame de toque com o mastologista, o qual pode auxiliar no diagnóstico precoce. Durante o exame é realizada a biópsia com a retirada do tecido que será analisado em busca do diagnóstico. A estereotaxia é utilizada para para obter amostras do tecido que foram revelados realizando a mamografia digital. 

Como é realizada a estereotaxia?

Durante a estereotaxia é possível observar e localizar especificamente o local que será realizado a biópsia. É possível observar exatamente onde está localizada a alteração mamária. 

Para realizar o exame, a paciente precisa estar deitada, a mama é então colocada no aparelho e pressionada, da mesma forma que é realizada a mamografia, porém durante a estereotaxia a pressão é menor, permitindo que a mama fique exatamente no mesmo lugar. É importante que a paciente permaneça imóvel para que o agulhamento seja feito no local correto. 

Com a paciente imóvel, o médico localiza a alteração mamária, faz a assepsia da mama, aplica a anestesia local e retira parte do fragmento para realizar a análise. 

Quais os benefícios da estereotaxia?

A estereotaxia pode trazer alguns benefícios como: 

  • Fornece mais tecido para ser analisado; 

  • Proporciona um material de maior qualidade; 

  • Apenas uma perfuração consegue coletar vários fragmentos; 

  • Se guiada por ultrassom pode ser possível remover todos os fragmentos; 

  • Permite identificar o local exato da perfuração. 

Finalizado o procedimento, a paciente ficará em observação médica por 40 minutos. Será utilizado um curativo que comprime a mama, evitando formação de hematomas. Após o procedimento, repouso é essencial, normalmente a paciente precisa se resguardar por 3 dias, evitando atividades físicas muito intensas e não pegando peso no dia a dia. 

Em caso de dúvidas, sempre conte com as instruções do seu médico mastologista. Siga-nos nas redes sociais e saiba mais sobre nossas especialidades.

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »