Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h
12 etapas para se prevenir contra o câncer e cuidar da sua saúde

Como prevenir o câncer com 12 etapas?

O principal objetivo para prevenir o câncer é evitar o desenvolvimento e adotando uma vida mais saudável. 

O segundo objetivo da prevenção é a detecção precoce para tratamento imediato, evitando a propagação do câncer, podendo causar um estágio avançado que dificultará a assertividade do tratamento. 

Para auxiliar na prevenção contra o câncer, selecionamos 12 etapas que podem te ajudar nessa luta. 

NÃO FUME 

O cigarro é um dos maiores causadores do câncer, principalmente de pulmão, laringe, faringe, esôfago e cavidade oral. Parando de fumar você prioriza sua saúde e evita a poluição ambiental. 

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 

Alimentos com origem vegetal (frutas, legumes, verduras, castanhas, cereais integrais…) além de proteger contra o câncer, auxiliam na melhora da saúde, evita a obesidade e mantém os nutrientes corporais em alta. Evite carnes vermelhas em excesso, alimento processados e ultraprocessados, adoçantes e bebidas açucaradas. 

MANTENHA-SE NO PESO ADEQUADO 

Alimentação saudável alinhada com atividades físicas pode ser um super aliado contra o câncer. A obesidade é um dos fatores que auxiliam no desenvolvimento de câncer. 

REALIZE ATIVIDADES FÍSICAS DIARIAMENTE 

Para evitar o sedentarismo, qualquer atividade física é válida. Aposte em atividades que te chamem a atenção, algumas delas são: dança, luta, ciclismo, caminhada, academia, natação, ioga… É importante que a atividade física seja realizada diariamente. 

SE POSSÍVEL, AMAMENTE SEU FILHO

Para as mulheres, um dos aliados contra o câncer é a amamentação. Além de ser a principal fonte de nutrientes para crianças de até 6 meses, a amamentação auxilia na proteção contra o câncer de mama. 

MULHER: REALIZE EXAME PREVENTIVO CONTRA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Mulheres de 25 a 64 anos é indicado que realizem periodicamente o exame preventivo contra o câncer de colo de útero (Papanicolau) e estejam sempre em contato com o seu médico. 

VACINE SEUS FILHOS CONTRA O HPV 

A vacinação contra o HPV é disponível pelo SUS e é indicada para meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. 

VACINE-SE CONTRA A HEPATITE B

A infecção causada pela hepatite B pode acabar auxiliando no desenvolvimento do câncer de fígado, contudo é importante estar com a vacinação em dia.

A vacina está disponível nos postos de saúde e pode ser ser tomada por todas as idades. 

EVITE BEBIDAS ALCOÓLICAS 

O consumo de bebidas alcoólicas é um dos grandes fatores que auxiliam no desenvolvimento do câncer, o risco fica ainda maior quando há o uso de bebidas alcoólicas combinado com o tabagismo. 

EVITE CARNES PROCESSADAS

Presuntos, bacon, salsicha, peito de peru, salames e derivados são altamente desencorajados por conter conservantes e alta quantidade de sal, o que ajuda no desenvolvimento do câncer. 

EVITE A EXPOSIÇÃO SOLAR EXAGERADA

A radiação ultravioleta contida no sol das 10:00 às 16:00 é altamente perigoso. A pele é o maior órgão do nosso corpo, por esse motivo é sempre bom utilizar protetor solar, chapéus de aba larga, roupas mais grossas e evitar o sol em excesso para ficar longe do câncer de pele. 

EVITE OS AGENTES CANCERÍGENOS

Os agentes físicos, químicos e biológicos são causas conhecidas relacionada ao câncer devido o trabalho. O ideal é evitar o contato com esse tipo de produto, para isso precisaríamos de uma lei que realize a substituição destes componentes. Nesse caso o ideal é evitar o contato com os mesmos.

Seguindo essas recomendações, você vive uma vida mais saudável e possui maiores chances de não desenvolver um câncer ao longo da vida.
Lembre-se sempre de estar em contato com seu médico e em dia com seus exames.

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »