Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h
Imagem de uma mulher com rosto desfocado com as mãos em foco esticadas segurando um cigarro quebrado no meio

Como parar de fumar?

O tabagismo é uma doença e tentar parar de fumar pode causar alguns sintomas de dependência. É também uma doença que pode causar diversos males para saúde, incluindo o câncer de pulmão e agravamento dos sintomas se contrair Covid-19. 

Algumas pessoas optam por realizar a parada imediata onde elas escolhem um dia e param de fumar. Se este é o seu caso, escolha um dia de sua preferência para passar o dia sem cigarro. Não se pressione, pelo contrário, programe este dia com várias atividades prazerosas, assim você poderá se distrair e relaxar, evitando lembrar de fumar. Lembre-se de não manter cigarro por perto neste dia. 

Outras pessoas preferem parar de fumar de forma gradual. Se você optar por este método, há duas opções possíveis: 

  1. Reduzindo o número de cigarros. Se você optar por esta forma, basta reduzir a quantidade de cigarros que fuma por dia e passar a diminuir gradualmente.
  2. Postergando o primeiro cigarro. Desta forma basta adiar o máximo que conseguir para fumar o primeiro cigarro do dia e ir aumentando essas horas gradualmente até chegar o momento que você passará o dia todo sem fumar. 


Normalmente a parada gradual leva em torno de 2 semanas para se completar. De todo modo, você não precisa passar por esse processo sozinho(a). O SUS (Sistema Único de Saúde) possui um projeto para auxiliar pessoas que pretendem parar de fumar e é totalmente gratuito. 

Se mesmo após tentar todas as dicas e métodos, você ainda estiver dificuldade, acesse o link do Programa Nacional de Controle do Tabagismo nos Estados, selecione o seu estado e o próprio site irá te informar onde buscar ajuda no seu município.  

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »