Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h

Como funciona o cuidado paliativo?

Com o passar dos anos e os avanços da tecnologia os tratamentos oncológicos estão cada vez mais precisos e eficazes. Inclusive os pacientes com doença metastática ou em estágio avançado estão tendo maior qualidade de vida. Contudo, em muitos casos o tratamento oncológico pode vir acompanhado de dores, náuseas e alguns desconfortos físicos e emocionais. É neste cenário onde será necessário contar com uma equipe multidisciplinar especializada. Os profissionais serão responsáveis por introduzir o cuidado paliativo na vida do paciente 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) os cuidados paliativos são essenciais para assistência e melhora da qualidade de vida do paciente diante de uma doença que cause uma certa ameaça a vida. 

Como funciona o cuidado paliativo? 

O principal objetivo do cuidado paliativo é aliviar ou prevenir o sofrimento físico, mental e social do paciente. 

O cuidado paliativo é realizado em equipe, contando no mínimo com médicos, enfermeiros e psicólogos. Em clínicas e hospitais maiores o paciente poderá contar com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas e outros especialistas. 

Como o cuidado paliativo é realizado? 

Durante todo e qualquer momento do tratamento o cuidado paliativo pode ser introduzido, otimizando a qualidade de vida de vida e controlando os sintomas. 

O cuidado paliativo se torna ainda mais importante quando o tratamento principal não traz o benefício esperado ou quando precisa ser suspenso por alguma razão. Quando não é possível realizar o controle da doença, é iniciado uma outra forma para controlar os sintomas. 

Uma das principais funções do cuidado paliativo é preservar a dignidade do paciente, evitando procedimentos que tragam muito sofrimento ou afetando a qualidade de vida do mesmo. É essencial para aliviar o sofrimento causado pela doença ou tratamento, priorizando uma comunicação clara entre o paciente e sua família, considerando suas vontades nos seus últimos dias. 

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »