Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h
Hábitos que podem te auxiliar contra o sedentarismo e câncer.

Como evitar o sedentarismo e o câncer?

Evitar o sedentarismo e câncer são duas coisas que são sempre recomendadas, seja através de exames de rotina como fazendo algum tipo de esporte. Atualmente muito se houve falar sobre como as atividades físicas podem auxiliar na melhor qualidade de vida, proteção contra doenças e longevidade. 

Isso se dá pois as atividades físicas auxiliam no equilíbrio dos níveis de hormônio, reduz o tempo do trânsito gastrointestinal, ajudam no fortalecimento das defesas do corpo e mantém o peso corporal adequado.

As atividades físicas auxiliam também na prevenção contra vários tipos de cânceres. 

Alguns dados mostram que quase metade da população brasileira é sedentária, o que nos deixa mais suscetíveis ao câncer.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a ser fisicamente ativo(a), podendo evitar o sedentarismo e o câncer. 

Selecione alguma atividade física que você goste:

Escolher uma atividade que te interesse pode ser um grande passo para sair do sedentarismo, há várias atividades e esportes que você pode praticar.

Caso não tenha interesse por nenhuma atividade, busque descobrir do que você mais gosta, desde dança, caminhada, academia, natação ou fazer trilhas, explore as possibilidades. 

Remova ou reduza alguns hábitos do seu cotidiano:

Algumas mudanças de hábito podem te auxiliar na redução do sedentarismo. Algumas mudanças possíveis são: 

  • Ir para o trabalho caminhando, 
  • Utilizar as escadas sempre que possível, 
  • Evitar ficar sentado(a) por longos períodos, 
  • Alongar-se…
Crie algumas metas pra você:

Selecionar objetivos é uma ótima forma de te auxiliar na luta contra o sedentarismo, portanto, escolha algumas metas como por exemplo: fazer 30 minutos de caminhada por dia, ir de bicicleta para o trabalho 3 vezes por semana…


Contudo, lembre-se de escolher metas que você consiga cumprir para não ficar desmotivado(a).

Regularidade é essencial:

Para evitar o sedentarismo, você não precisa bater metas impossíveis, nem fazer 3 horas de atividade física por dia, o importante é a regularidade. Portanto, desde que seja 30 minutos de caminhada por dia já é o suficiente se você fazer de forma regular e diária. 

O nosso corpo precisa estar em movimento, com o passar dos anos e o avanço da tecnologia nós acabamos ficando mais preguiçosos, tente evitar isso e movimente-se. Caso ache necessário, conte com o auxílio de um personal trainer ou profissional de educação física. 

Saiba como se prevenir contra o câncer em 12 etapas clicando aqui.

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »