Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h
Câncer de mama triplo negativo está sendo representado por uma imagem do tronco de uma mulher segurando flores na cor rosa

Câncer de mama triplo negativo. Você já ouviu falar?

Câncer de mama triplo negativo é um subtipo de câncer de mama, o qual cada subtipo e cada caso precisa ser estudado individualmente para para que seja identificado o local de origem, presença ou não de receptores hormonais, grau de avanço e extensão do tumor. 

De acordo com a classificação biológica, é definido a presença de receptores hormonais, o que conhecemos como estrogênio e/ou progesterona e proteína HER2. Existem 4 subtipos, sendo eles: 

  • Luminal A e B; 
  • HER2; 
  • Triplo-negativo. 
Câncer de mama Triplo-negativo.

Esse tipo de câncer corresponde a cerca de 15% de todos os casos e sua incidência é maior em mulheres jovens (menos de 40 anos), negras e latinas. Também é comum em mulheres que possuem mutação dos genes BRCA1 e BRCA2. 

Os genes citados são hereditários e sua função é proteger o corpo de tumores. Quando a mutação acontece, a função diminui e as chances de desenvolver o câncer aumenta. 

É por esse fator que quando alguém da família possui essa mutação, um acompanhamento médico anual se torna necessário para rastreamento dos genes. 

Diferente de outros tipos, o câncer de mama triplo-negativo é considerado um dos mais agressivos uma vez que as células cancerígenas se multiplicam rapidamente e possui maior chance de reaparecer em outros locais do corpo, causando metástase. 

Diagnóstico

O diagnóstico para o câncer de mama triplo negativo é feito através de biópsia, onde é retirado pequena parte do nódulo mamário para análise. Depois desse estudo há dois tipos diferentes de laudos.

  • Laudo anatomopatológico: faz a análise do tecido mamário normal e maligno; 
  • Laudo imunohistoquímico: Analisa a presença (ou falta) de proteínas (como os receptores hormonais), quantidade e suas características.
Tratamento

Após as análises realizadas, o oncologista será responsável por identificar o melhor e mais efetivo tratamento. Como o câncer de mama triplo-negativo se espalha de forma rápida, a mastectomia pode ser indicada. 

Em alguns casos é necessário dar início com a quimioterapia e melhorar a escolha do tratamento cirúrgico posteriormente. 

Após realizada a cirurgia, a quimioterapia pode ser indicada para evitar as chances de recidiva do tumor. 

É importante lembrar que cada caso é individual e precisa ser estudado pelo oncologista responsável. Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe-nos nas redes sociais para saber mais.

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »