Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h

Câncer de colo de útero: Tudo o que você precisa saber

O câncer de colo de útero é uma doença intrauterina que na maioria das vezes ocorre devido ao HPV (papilomavírus humano). Um dos sinais deste tipo de câncer é o surgimento de verrugas na mucosa vaginal, peniana ou anal, podendo surgir também na laringe e esôfago. 

Esse tipo de câncer é uma doença relativamente demorada já que em alguns casos podem levar de 10 a 20 anos para se desenvolver e mostrar os seus sinais e sintomas. 

O que favorece a doença? 
  • Início precoce da atividade sexual com diversos parceiros 
  • Histórico de DST´s
  • Tabagismo
  • Várias gestações
  • Uso prolongado de anticoncepcional 
Sintomas do câncer de colo de útero 

Normalmente os sintomas do câncer de colo de útero acontecem quando a doença já está em fase avançada, alguns sintomas são: 

  • Corrimento frequente com cor amarela ou rosa (forte odor) 
  • Sangramento depois da relação sexual 
  • Dor abdominal com queixa intestinal ou urinária 
Exames e diagnóstico 

O câncer de colo de útero è altamente ligado ao HPV e é transmitido pelo contato sexual. A partir do momento em que o HPV tem contato com a vagina, ele altera a estrutura e células do útero, causando o câncer. 

O Papanicolau é o principal exame para identificar o câncer de colo útero. É um exame rápido e indolor mas pode causar um certo desconforto em algumas mulheres caso o médico não tenha a delicadeza necessária para realização do exame que consiste em fazer uma pequena raspagem do colo do útero, colhendo células para um exame em laboratório. 

Para realização do exame é necessário que não haja relações sexuais, duchas vagianais ou aplicações de medicamentos ginecológicos nas 48 horas que antecedem a realização do exame. 

O papanicolau é um exame indicado para todas as mulheres acima de 25 anos que tenham a vida sexual ativa. Contudo, os primeiros dois exames devem ser feitos uma vez no ano, caso o diagnóstico seja negativo, o tempo passa a ser de 3 em 3 anos para realização do mesmo. 

Como prevenir o câncer de colo de útero? 

O preservativo ainda é o maior aliado para combater o câncer de colo de útero e deve ser utilizada em toda relação sexual para proteção dos parceiros. 

Além disso é essencial que seja feita regularmente visitas ao ginecologista para realização de exames preventivos. 

O câncer de colo de útero, assim como outros tipos de câncer, se identificado em estágio inicial possui maior chance de cura. 

Tratamentos 

Em caso de diagnóstico positivo, alguns dos tratamentos podem ser: 

Cirurgia: Consiste na retirada do tumor e algumas vezes pode ser necessário a remoção de todo útero e parte superior da vagina. Essa cirurgia vai depender do estilo de vida e da vontade de ter filhos da paciente.

Quimioterapia e Radioterapia também podem ser utilizadas para redução de tamanho do tumor e igualmente para tratamento direto em estágios mais avançados. 

De acordo com o INCA, o câncer de colo de útero é o câncer que mais acomete mulheres depois do câncer de mama, por isso, é ainda mais importante estar com os exames e visitas ao ginecologista em dia. 

Acompanhe as nossas redes sociais para mais dicas de saúde.

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »