Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h
Durante o verão várias pessoas pecam nos cuidados com a pele. Conheça 5 mitos relacionados a proteção solar para se proteger de forma adequada neste verão.

5 mitos sobre a proteção solar

O sol na dose certa pode lhe proporcionar vitaminas e benefícios porém se a exposição ao sol for de forma descontrolada poderá causar malefícios.

Um destes malefícios é o desenvolvimento de câncer de pele.

A pele é o maior órgão de todo nosso corpo e é preciso dar alguma atenção para esse fator.

Qualquer alteração em pintas como mudança de cor, formato ou textura, é razão para procurar um dermatologista para que seja feito alguns testes. 

Para que você possa aproveitar o sol, selecionamos 5 mitos relacionados a proteção solar para que você possa se atentar durante o verão (e em todas as épocas do ano também), afinal, sua saúde vem em primeiro lugar. 


Mito 1

“Se estou na sombra não tenho o que me preocupar!”

É um dos maiores erros cometidos, os raios solares também nos atingem na sombra ou fora da exposição solar pois os raios solares costumam refletir na água e outras superfícies. 


Mito 2

“Se está nublado não é preciso utilizar protetor solar.” 

Há dois tipos de radiação: Ultravioleta A (consegue passar pelas nuvens) e Ultravioleta B (é barradas pelas nuvens). Nos dias nublados  (principalmente os dias com mormaço) ainda estamos sujeitos a radiação ultravioleta A, podendo queimar a pele como se estivesse exposto ao sol. 


Mito 3

“Se passei protetor pela manhã estou protegido(a) o dia todo.”

A recomendação do uso do protetor solar é que seja utilizado 3 vezes ao dia (em dias comuns).

Nos dias de verão é preciso reforçar a aplicação a cada 2 horas para manter a proteção. Lembrando que esse cuidado deve ser tomado durante todo o ano. 

Mito 4

“Em dias quentes é melhor usar uma roupinha mais leve” 

Roupas leves e transparentes podem trazer a sensação de maior frescor porém esse tipo de roupa pode permitir que a radiação ultravioleta atinja a pele.

O recomendado é que utilize roupas mais grossas, chapéus com aba larga, óculos solares com proteção UVA e UV, protetor labial e protetor solar em áreas mais expostas (orelha, nariz, pescoço, mãos e braços). 

Mito 5

“Não tem problema se eu não usar protetor solar hoje.” 

O câncer de pele é mais comum após os 40 anos, contudo, deve-se ter em mente que conforme vamos envelhecendo, as defesas da nossa pele vai diminuindo, podendo ficar mais suscetível ao câncer de pele. Por isso é importante que se utilize diariamente o protetor solar. 

Com esses 5 mitos esclarecidos, é importante que você coloque em prática e preze pela sua saúde, afinal, moramos em um país tropical, a radiação solar é mais intensa e frequente, por isso, todo cuidado é importante. 

Caso tenha alguma dúvida sobre cuidados dermatológicos, busque auxílio com um dermatologista da sua confiança. 

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »