Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h

4 dicas de nutrição para pacientes oncológicos

Confira na integra as 4 dicas de nutrição para pacientes oncológicos que separamos em parceria com nossa nutricionista Mariana Kaminski Angeloni:

1) Procure um nutricionista

O acompanhamento do tratamento por um nutricionista ajuda a evitar ou diminuir possíveis reações indesejadas. Como há o risco de desnutrição do paciente com câncer, um nutricionista pode ser de extrema importância. Esse profissional também ajudará a amenizar o ganho de peso que costuma ocorrer na hormonioterapia – tratamento que leva ao aumento do apetite, ao contrário dos outros.

2) Evite alimentos crus

Dependendo do estado imunológico do paciente, alimentos crus podem ser perigosos, já que costumam apresentar alta concentração de bactérias. O médico ou o nutricionista poderá ajudar nessa determinação.

3) Fracione bem as refeições

A recomendação de comer pouco várias vezes ao dia é muito importante para pacientes com câncer. Fracionar as refeições e comer devagar, mastigando bem os alimentos, ajuda tanto a diminuir as náuseas quanto melhorar o apetite. Alimentos muito quentes devem ser evitados, já que eles aumentam a sensação de náusea.

4) Peça para que alguém cozinhe para você

Muitos pacientes em tratamento – em especial aqueles que sofrem com tumores na região da cabeça e pescoço – ficam com o estômago embrulhando só de sentir o cheiro de comida. A quimioterapia e radioterapia deixam o olfato mais realçado, o que aumenta as chances de náuseas diante do cheiro da comida, por isso, uma boa saída pode ser pedir para que alguém cozinhe para o paciente.

Fonte: INCA e Colaboradores Le Santé

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »