Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) são uma nova tendência, principalmente entre os jovens. Estes dispositivos podem ter várias formas e tamanhos, normalmente funcionam com uma bateria e é comum que possuam aditivos de essência, nicotina e outras substâncias tóxicas.
Quais os riscos que esses dispositivos causam à saúde?
Há alguns argumentos que mencionam que esse tipo de dispositivo não causam tantos males quanto o cigarro tradicional mas essa informação não procede. Os dispositivos eletrônicos causam tantos prejuízos a saúde quanto o cigarro já que ambos possuem nicotina e substâncias tóxicas.
Alguns estudos mostram que os níveis tóxicos destes dispositivos podem ser ainda mais prejudiciais para saúde do usuário, uma vez que as suas essências mascaram os efeitos danosos e prejudiciais.
Esses dispositivos também oferecem sérios riscos para saúde como:
- Dependência;
- Doenças respiratórias;
- Doenças cardiovasculares;
- Câncer…
Quais os motivos para me preocupar com o tabagismo?
Uma pesquisa realizada no Instituto do Câncer de São Paulo demonstrou que mesmo depois do diagnóstico positivo do câncer, em torno de 65% dos pacientes não abandonam o tabagismo, incluindo os pacientes que possuem câncer no pulmão.
Além disso, a pesquisa informa que a cada 10 pacientes, 6 não conseguem parar de fumar durante o tratamento oncológico.
O tabagismo é um dos maiores vilões que auxiliam no desenvolvimento do câncer, sendo alguns deles:
- Câncer de pulmão;
- Câncer de cabeça e pescoço;
- Tumor de boca;
- Faringe e laringe.
Além de todos os males para saúde, o tabagismo pode ser um agravante para quem está em tratamento oncológico pois normalmente quem fuma tende a sentir de forma mais intensa os efeitos colaterais do medicamento quimioterápico então o paciente está sujeito a sentir:
- Náuseas mais intensas e frequentes;
- Dores de cabeça;
- Perda de apetite;
- Sintomas respiratórios intensificados;
- Em caso de cirurgia a cicatrização pode ser mais demorada.
É importante que haja um esforço para evitar o uso de cigarros e dispositivos eletrônicos para fumar uma vez que traz vários malefícios para pacientes oncológicos e também para pessoas que não possuem nenhum tipo de câncer.
Contudo, se necessário, conte sempre com auxílio médico e psicológico.
Nos acompanhe também nas redes sociais.