O câncer de próstata é o câncer que mais acomete homens em todo o mundo. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer próstata no Brasil.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Seu peso aproximado é de 20 gramas e possui aparência semelhante a uma castanha. A próstata fica localizada logo abaixo da bexiga e sua principal função é produzir o esperma juntamente com as vesículas seminais.
Quais os sintomas do câncer de próstata?
Durante a fase inicial é muito raro que o paciente sinta algum sintoma. Quando surge algum sinal ou sintoma, 95% dos casos já está em fase avançada, o que dificulta a cura do paciente. Os sintomas em fase avançada são:
– Dor nos ossos;
– Dores ao urinar;
– Surgimento de sangue no sêmen ou urina;
– Vontade urinar frequentemente.
Quais os fatores de risco?
Um dos principais fatores de risco são:
– Histórico familiar de câncer (pai, tio, irmão);
– Homens negros sofrem maior incidência de câncer de próstata;
– Obesidade.
Como funciona a prevenção e o tratamento?
A melhor forma de garantir a cura do câncer é a detecção precoce. Mesmo sem notar sintomas, todos os homens acima de 45 anos (com fatores de risco) e 50 anos (sem fatores de risco) devem realizar consultas com o urologista anualmente para que exames sejam realizados, entre eles, está o exame de sangue (PSA) e toque retal, que permite que o urologista sinta se há alterações na glândula como endurecimento ou nódulos que possam ser suspeitos.
Cerca de 20% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata recebem o diagnóstico através da alteração identificada no exame de toque retal. Se houver suspeitas de câncer de próstata, outros exames podem ser solicitados de forma complementar.
Caso o diagnóstico seja positivo, o melhor tratamento será indicado tendo em base vários aspectos como: saúde atual do paciente, estadiamento da doença e expectativa de vida. Caso exista uma tumor de baixa agressividade, há a opção de de vigilância ativa onde em tempos determinados o médico fará uma análise e monitoramento da evolução da doença, podendo intervir de forma menos agressiva caso perceba evolução da doença.
Em todos os casos, o Novembro Azul vem com a proposta de entregar informação e desmistificar o exame do toque retal. Além disso, é um exame seguro e promove maior qualidade de vida. O preconceito mata, por isso, é importante se cuidar e realizar exames regularmente para manter a sua saúde em bom estado.