Manutenção de cateter

O que é?

O cateter é um dispositivo instalado no paciente para que a medicação possa ser administrada diretamente em uma veia profunda. Com isso, não há a necessidade de puncionar uma nova veia a cada administração de quimioterapia. A indicação para colocar um cateter desse tipo é feita pelo médico e, em alguns casos, pela enfermeira após avaliação sobre as condições de suas veias.
O cateter é chamado de porth-o-cath ou “totalmente implantável” e fica instalado embaixo da pele. Este cateter tem uma câmara feita de material especial que permite a inserção de uma agulha diversas vezes, para várias aplicações, sem a necessidade de trocar o cateter ou pegar outras veias; esse cateter é sempre colocado por um cirurgião em um centro cirúrgico.
Como o cateter fica sob a pele, você não terá muitas preocupações, apenas evite traumas na área do implante (esportes com bola, deitar sobre ele etc.). Nos pacientes masculinos, é aconselhável que seja feita a retirada dos pelos da área do cateter para que o curativo, a ser colocado no dia do tratamento fique adequadamente fixado. Você pode tomar banho normalmente, higienizando a pele sobre o cateter.
*Quando for realizar o tratamento, procure ir com uma camisa de botões, para que o enfermeiro possa realizar a antissepsia da pele corretamente e visualizar amplamente a área para o procedimento de punção.
Se você tem esse dispositivo instalado, o mais importante é saber que será preciso comparecer ao Santé Cancer Center para fazer a manutenção do cateter. Caso você possua um porth-o-cath ou “totalmente implantável”, essa manutenção deve ser realizada a cada 30 dias.
Observe sempre o local onde está instalado o seu cateter para identificar se está havendo alguma alteração, como vermelhidão, inchaço, dor, ardência ou alteração na pele na região do cateter. Se algum desses sintomas estiver presente, procure o seu médico ou a equipe de enfermagem do Santé Cancer Center.

Como funciona?

Ambos os exames consistem em retirar uma pequena quantidade de material para amostra, seja um fragmento do osso ou da medula óssea. Normalmente as áreas selecionadas para coleta são o osso ilíaco (bacia) ou osso esterno (peito). Todo o exame é realizado sob anestesia local, uma vez que é necessário uma agulha especial que consiga perfurar o osso. Após a coleta, o material é analisado em laboratório.

Efeitos colaterais

Na semana após o exame é comum que o paciente sinta dores no local. As complicações são raras mas pode existir caso de sangramento em excesso, alergia ou infecção local. Caso o paciente sinta dores, febre ou sangramentos, é necessário buscar auxílio da sua equipe médica imediatamente.

Duração do tratamento

A duração do exame costuma ser rápida, porém demanda um tempo de preparação para anestesia e algumas vezes é necessário sedação.

Cookies

Nosso site faz uso de cookies para tornar sua experiência melhor.

Detalhes

Preencha o formulário com seus dados e selecione o melhor dia da semana e horário para ser atendido. Entraremos em contato com você para agendar uma data para o seu atendimento. Este formulário é apenas um pré-agendamento, aguarde nosso contato para confirmação.


Em 12 anos de história a equipe Santé vem transformando e restaurando vidas. Contamos com uma equipe especializada em cuidado humanizado. Se você se identifica com o nosso propósito, venha construir o seu futuro conosco.

Curriculum Vitae

Você pode arrastar o seu curriculum para dentro do espaço delimitado
ou procurar nos seus arquivos

Procurar...


Fale Conosco pelo WhatsApp