Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h
Pessoa se alimentando com um prato saudável

Há restrições alimentares para o paciente oncológico?

Alimentação e câncer são dois pontos que andam juntos para que o tratamento possa ser efetivo e que a saúde do paciente possa se manter elevada. A alimentação atinge diretamente no bem estar e qualidade de vida do paciente oncológico.

Uma dieta inadequada pode trazer malefícios para vida e também para o tratamento. Para auxiliar a ter uma alimentação melhor e balanceada, selecionamos alguns alimentos e hábitos que devem ser evitados durante o tratamento oncológico.

Bebidas alcoólicas e refrigerantes

Todos os refrigerantes devem ser evitados pois possuem grande quantidade de corantes e conservantes, além de provocarem gases e problemas estomacais.

Já o consumo de álcool pode elevar o desenvolvimento do câncer, uma vez que danifica os tecidos do corpo e possui substâncias prejudiciais ao organismo.

Existe a possibilidade de consumo desde que seja liberado pelo oncologista responsável pelo tratamento mas na maioria dos casos é vetado o consumo destes alimentos.

Alimentos Industrializados

Alimentos enlatados e industrializados devem ser cortados da dieta do paciente oncológico. O indicado é que o paciente opte por alimentos naturais, integrais e sem aditivos químicos ou processados.

Conservas em lata, farinhas industrializadas, frios, salames, defumados e alimentos processados devem ser evitados já que a maioria deles possuem conservantes e corantes, o que pode ser altamente prejudicial à saúde.

Chá preto e café

O chá preto, assim como o café são bebidas ricas em cafeína que é um estimulante que irrita o trato gástrico, prejudica os ossos, elimina o zinco e também o potássio que são minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

O consumo dessas bebidas deve ser evitado ou analisado cuidadosamente para um consumo moderado.

Alimentos gordurosos e frituras

Todos os alimentos gordurosos devem ser retirados da alimentação do paciente oncológico. Substitua os óleos tradicionais por azeite extra virgem natural. Ao evitar gorduras é priorizado a saúde do fígado, melhorando na digestão e evitando obesidade.

O tratamento de radioterapia e quimioterapia podem deixar o corpo fragilizado e com alguns efeitos colaterais, uma alimentação saudável faz com que o corpo trabalhe melhor, evitando ou diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.

Ovos, leite e carnes

Em alimentos como: Carne, ovos, leite, peixes e aspargo é encontrado uma substância chamada asparagina. Essa substância tem um papel importante para evolução do câncer, por isso, evitar estes alimentos pode ser uma boa alternativa.

Além destes alimentos que devem ser evitados, é muito importante que o paciente mantenha-se hidratado, ingerindo água, sucos e sopas frequentemente. Na maioria dos casos, uma equipe multidisciplinar fica disponível para cuidado do paciente, incluindo nutricionistas, quem pode também auxiliar no complemento da alimentação do paciente.

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »