No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, único sexo acometido por esse tipo de câncer, e é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem depois dos 65 anos.
Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo responsável por produzir parte do sêmen.
A maioria dos tumores tem evolução lenta, e seu início pode ser confundido com o crescimento natural e benigno da próstata.
Fatores de risco incluem: histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, hábitos alimentares pobres, sedentarismo e excesso de peso.
Diagnóstico
O diagnóstico em fases iniciais pode ser realizado por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:
1. Dificuldade de urinar
2. Diminuição do jato de urina
3. Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
4. Sangue na urina
Um diagnóstico preciso possibilita melhores resultados no tratamento, por isso é importante consultar um médico no caso de alguns desses sintomas.
Tratamento
O tratamento sempre irá depender de uma consulta individualizada com um médico especialista, estudo de caso e estadiamento com quem está Enfrentando o câncer de próstata.
Entretanto, no caso de um tumor localizado que atingiu somente a próstata e não se espalhou para outros órgãos, pode ser indicado radioterapia, intervenção cirúrgica e acompanhamento médico vigilante.
Já em casos mais avançados (com metástase), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.
Se cuidar é primordial!
É importante adotar hábitos de vida saudável e manter os exames em dia.
Para homens perto dos 50 anos de idade, enfrentar o tabu do exame do toque retal pode ser fundamental, já que é um dos primeiros exames que podem possibilitar uma detecção precoce e uma biópsia.
Lembrando que cada caso é individual e precisa ser estudado pelo oncologista responsável. Se você conhece alguém que está enfrentando o câncer de próstata, compartilhe com ele nosso blog com dúvidas frequentes.