Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h

Dúvidas Frequentes de Pacientes que Precisam Passar pela Radioterapia

A radioterapia pode ser realizada de forma isolada, antes ou após a cirurgia e em conjunto com a quimioterapia. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 70% dos pacientes com diagnóstico de câncer serão submetidos à radioterapia em alguma fase de seu tratamento.

  1. Como é Feita a Radioterapia?

A radioterapia é realizada por um médico especialista, podendo ser externa ou por braquiterapia.

Radioterapia Externa:

– O paciente fica deitado sob uma mesa, e a máquina de radioterapia (acelerador linear) direciona o feixe de radiação para o local do tumor.

– Durante o tratamento, que dura apenas alguns minutos, o paciente não consegue ver a radiação, nem sentirá dor.

– As doses de radiação e o número de aplicações são calculados de acordo com o tipo e o local do câncer.

– O tratamento geralmente é feito em sessões diárias, de segunda a sexta-feira.

O serviço de radioterapia do Santé Cancer Center atua de forma interdisciplinar e é composto por médicos radio-oncologistas, físicos, dosimetristas e técnicos, além de contar com o apoio de outras equipes, como a enfermagem. Contamos com o mais moderno acelerador linear Varian Truebeam, que permite uma maior personalização do tratamento, bem como com a mesa Robótica de 6 graus de liberdade, que possui micro-multifolhas HD, permitindo o tratamento de lesões milimétricas com técnicas de Rapidarc (uma evolução do IMRT). Também utilizamos o sistema de IMAGEM com Conebeam KV, o que nos permite visualizar a lesão em tempo real durante o tratamento, minimizando os efeitos colaterais e, muitas vezes, o número de sessões necessárias.

  1. Quais são os Efeitos Colaterais da Radioterapia?

A radioterapia pode causar diversos efeitos colaterais, que variam conforme a parte do corpo tratada, a dose e a duração do tratamento, além da saúde do paciente. Alguns dos efeitos colaterais incluem:

– Fadiga.

– Alterações na pele.

– Náusea, vômito e dor ao engolir.

– Cólicas abdominais ou diarreia.

É importante mencionar que muitos desses efeitos colaterais podem ser tratados e controlados. Por isso, orientamos que converse com seu médico a respeito.

  1. Quando a Radioterapia é Indicada?

radioterapia é um tratamento comum não apenas para o câncer, mas também para outras condições, como doenças autoimunes, vasculares e benignas. No caso do câncer, o tratamento é indicado para:

– Tratamento direto do câncer.

– Alívio dos sintomas da doença.

– Prevenção da recorrência.

– Controle do crescimento do tumor.

Conte sempre com profissionais de saúde de sua confiança para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Santé, um Centro de Câncer

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Continue acompanhando nosso blog para ler mais informações valiosas. Saiba que você não está sozinho nesta jornada.

Para ficar atualizado com nossas publicações, siga-nos no Instagram. Se desejar entrar em contato conosco ou obter mais informações sobre nossos serviços, não hesite em nos chamar pelo WhatsApp. Estamos aqui para ajudar você em sua luta contra o câncer.

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »