Dezembro é sinônimo de grandes festas, comidas, família reunida e celebrações. O paciente oncológico pode e deve estar incluído em festividades como esta. Não há restrições quanto a participação do paciente nestes meios, talvez a única restrição seja a respeito da alimentação e cuidado consigo mesmo.
Para que você aproveite seu final de ano da melhor forma, selecionamos alguns cuidados e dicas que você deve tomar para que se divirta enquanto cuida da saúde.
Evite exageros
Comer exageradamente nas festas de final de ano é normal para todo mundo entretanto para os pacientes em tratamento é indicado que tome cuidado nos exageros, principalmente com alimentos muito gordurosos.
Dê prioridade para carnes mais magras
Como mencionado acima, alimentos gordurosos podem não fazer tão bem para o paciente, opte por carnes mais leves como peru, lombo ou tender.
Opte pelos assados
Os pratos assados tendem a ser menos gordurosos e algumas vezes mais saudáveis.
Cuidado com os alimentos embutidos
Em festas de final de ano é comum ter farofa que contenham carnes, evite as que possuam bacon, presunto, linguiças ou qualquer tipo de alimentos embutidos.
Faça pratos coloridos
Dê preferência aos alimentos saudáveis e coloridos como saladas, legumes e verduras.
Para beber
Opte por sucos naturais, evite bebidas com álcool e refrigerantes.
Na sobremesa
Evite os excessos e se possível invista nas frutas para fechar a sua refeição.
Como as festas de fim de ano ocorrem no verão, é necessário que o paciente oncológico tenha alguns outros cuidados como evitar se expor ao sol entre 10:00 e 16:00, utilizar roupas e chapéus que cubram boa parte da pele e ingerir muito líquido para manter a hidratação.
As festas de final de ano costumam trazer grande benefício para o paciente oncológico, a reunião entre amigos e familiares faz com que o bem estar aumente, causando efeito positivo.
Utilize esse momento e essas festas para aproveitar sua companhia e da sua família contudo lembre-se de se cuidar e evitar excessos.
Feliz ano novo!