O câncer de estômago é mais comum de se desenvolver na terceira idade. Cerca de 60% dos pacientes com esse tipo possuem mais de 65 anos. De acordo com o instituto nacional do câncer (INCA), a cada ano é diagnosticado cerca de 20 mil casos por ano no Brasil.
O risco da pessoa desenvolver câncer de estômago é de 1 em cada 154. Fatores individuais podem ser influenciados de acordo com outros fatores.
Para prevenir esse tipo de câncer, há algumas dicas que você pode seguir e tentar incluir no seu dia a dia. Conheça:
Nutrição
Tente evitar dietas ricas em carnes, alimentos defumados, carnes salgadas e peixes em conserva.
Invista em uma dieta rica em frutas, legumes e verduras. Os vegetais frescos, por exemplo, podem auxiliar na redução do risco deste tipo de câncer.
Outra recomendação é que mantenha frequentemente uma dieta saudável, priorizando os alimentos com origem vegetal como:
- Consumir pelo menos 3 porções de frutas diariamente;
- Consumir pães e massas integrais;
- Quanto ao consumo de carne, optar por peixes, aves ou grãos no lugar de carne vermelha ou processada.
Além disso, procure evitar alimentos com procedência duvidosa, opte por alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos.
Peso Corporal
A obesidade é um dos fatores de risco para vários tipos de câncer, inclusive o câncer de estômago. Ser fisicamente ativo, além de evitar a obesidade tem muitos outros benefícios como:
- Diminui as chances de depressão;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Evita o cansaço e fadiga do dia a dia;
- Promove bem estar;
- Auxilia na queima de gordura;
- Diminui os riscos de doenças cardiovasculares;
- Reduz e controla a diabetes…
Evite o consumo de tabaco
O tabagismo, por sua vez, pode ser considerado uma grande causa de vários tipos de câncer. Aliás, essa prática é responsável por quase 100% dos casos de câncer de pulmão e 30% dos casos em outros tipos de câncer.
Evite o consumo demasiado de sal
O consumo em excesso de sal pode facilitar o desenvolvimento do câncer de estômago. O ideal é que seja evitado o máximo possível e utilizado em pequenas quantidades. Se preciso, conte com o auxílio de um nutricionista para substituição do mesmo.
Por fim, é ideal que você siga um estilo de vida mais saudável, realize atividades físicas regularmente e melhore a alimentação, esses dois fatores tem sido bastante comentados não só por nós mas pela maioria dos médicos pois realmente, uma mudança de hábitos pode auxiliar e muito na sua qualidade de vida.
Contudo, busque sempre auxílio médico, nutricional e conte com um educador físico para te acompanhar nos exercícios ou academia.