Contate-nos

Horário Santé

Seg. a Sex.: 08h-12h | 13h30-19h
Cuidado humanizado está sendo mostrado na imagem com médico pondo as mãos no ombro de uma paciente mulher

A relevância do cuidado humanizado e a oncologia.

A humanização dos cuidados na área da saúde pressupõe cuidar do indivíduo como um todo, prestando uma assistência com respeito à sua individualidade e atendendo às demandas necessárias para garantir o seu conforto e bem-estar.

Na oncologia, ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer, por se tratarem de pacientes com doenças com potencial muito agressivo e que geram profundo impacto emocional e na qualidade de vida do paciente, o cuidado humanizado se torna ainda mais primordial.

Quem é responsável pelo cuidado humanizado?

Todas as esferas envolvidas no serviço de saúde, como o hospital e a equipe multiprofissional, devem estar em harmonia com as necessidades físicas e emocionais do paciente, expandindo a ideia de qualidade de vida.

A qualidade não se refere somente ao que é material, como bons medicamentos e infraestrutura, mas também ao humano. Por isso, o cuidador deve apresentar habilidades como dinamismo, sensibilidade, solidariedade, segurança, carisma, ética e competência profissional.

Por meio dessas competências, é possível minimizar o sofrimento do paciente com câncer, já que dessa maneira estarão sendo abordados os aspectos biopsicossociais, respeitando a individualidade, crenças e os direitos de cada paciente.

Estudos têm mostrado que o estabelecimento de um diálogo positivo e acolhedor com o paciente oncológico traz conforto, acalma, alivia o estresse e os sintomas, reduz o medo, a ansiedade e afasta outros sentimentos negativos.

Oncologia humanizada

Quando uma instituição oferece todo o arsenal de tratamento oncológico disponível para curar sempre que possível, e mesmo quando a doença for incurável, não abandonar o paciente e a família, mas fazer o possível para oferecer qualidade de vida, dar dignidade, aliviar a dor física, a dor emocional, ajudar na dor espiritual, isso é cuidado humanizado com excelência. É tentar dar nova perspectiva em viver o que ainda há de auxiliar na preparação para o desconhecido que ainda virá.

A humanização da assistência ao paciente oncológico tem o objetivo de resgatar o respeito à vida humana, levando em consideração a complexidade e a singularidade de cada indivíduo.

Além disso, a humanização atua como uma política estratégica, instrumento de mobilização social e institucional, instaurando uma nova dinâmica na esfera da saúde.

tratamento oncológico humanizado é necessariamente moldado à situação do paciente e às circunstâncias do momento terapêutico em que o mesmo se encontra. Confira mais conteúdos em nosso Instagram!

O sofrimento humano só é intolerável quando ninguém cuida” – Cicely Saunders

Você pode gostar também

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja

Fevereiro Laranja é o mês dedicado a conscientização e combate sobre a leucemia, mas você sabe o que é a leucemia? Leucemia é uma condição

Leia Mais »