Para quem vai iniciar o tratamento contra algum tipo de câncer, é comum que o oncologista indique ao paciente que procure um dentista antes do início do tratamento para que a saúde oral possa ser analisada. Mas qual a real importância de manter a boa saúde oral para o paciente oncológico?
Acontece que a radiação contida na quimioterapia e radioterapia pode causar alguns males bucais, como cáries de radiação, sensibilidade nos dentes e gengiva, surgimento de feridas, boca seca e perda de paladar.
Contudo, os sintomas podem ser variados de acordo com o organismo de cada paciente.
É importante que antes e durante o tratamento, o cuidado bucal deve ser redobrado para que seja controlado ou evitado esses sintomas. A manutenção oral é a principal ferramenta para manter uma saúde bucal rigorosa.
Além disso, é de extrema importância que o paciente vá frequentemente no dentista antes, durante e depois do tratamento oncológico para que essas alterações sejam observadas de perto, podendo haver intervenção médica para que mantenha a boa saúde oral do paciente.
Como manter a boa saúde bucal?
- Fazer uso frequente do fio dental;
- Escovar de forma cuidadosa (inclusive gengiva e língua após cada refeição);
- Ingerir água frequentemente para que possa manter a boca sempre úmida;
- Evitar o uso de enxaguantes bucais com álcool;
- Evitar o uso de palitos de dente;
- Não consumir bebidas alcoólicas;
- Evitar o tabagismo.
É importante que algumas prescrições do dentista também sejam adaptadas na rotina do paciente, por isso, as visitas frequentes neste profissional é de extrema importância.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelas nossas redes rociais.