Fevereiro é o mês de combate à Leucemia e se caracteriza pela cor laranja. Contudo, nesse mês é reforçado a conscientização sobre a doença e também o incentivo sobre a doação de medula óssea.
A leucemia tem início na medula óssea, onde é produzido o sangue. Seu desenvolvimento se dá de acordo com que as células saudáveis se tornam células cancerígenas e começam a se multiplicar de forma descontrolada.
A doença pode acontecer de forma aguda ou crônica. Na forma aguda há uma multiplicação muito rápida das células cancerígenas, causando a morte das células saudáveis que compõem a medula óssea e o sangue. Na forma crônica, as células cancerígenas se multiplicam de forma lenta, podendo demorar vários meses até que surjam os primeiros sintomas, havendo sintomas menos intensos. A leucemia crônica requer tratamento e diagnóstico diferenciado.
Os sintomas da doença podem acontecer de formas variadas porém algum deles são:
- Sangramento de gengiva e nariz;
- Cansaço;
- Dor nos ossos e articulações;
- Febre;
- Suor noturno;
- Palpitações;
- Surgimento de manchas vermelhas ou roxas na pele…
O tratamento para doença pode ser variado de acordo com o tipo do diagnóstico. Alguns tratamentos utilizados são:
- Quimioterapia;
- Imunoterapia;
- Radioterapia;
- Transplante de medula óssea…
Contudo, em alguns casos pode ser utilizado vários tratamentos em conjunto para maiores possibilidades de cura.
A doação de medula óssea é extremamente importante pois a cada 100 mil pacientes, apenas um doador é compatível. Portanto, quanto mais doadores houver, maiores serão as chances de fazer a diferença na vida de uma pessoa em tratamento.
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais.