O câncer muitas das vezes não possui apenas um fator que auxilia no desenvolvimento, isto é, há muitas causas que podem influenciar no surgimento de algum tipo de câncer.
Já mencionamos no blog anteriormente alguns textos sobre os agentes causadores do câncer e também sobre os amigos e inimigos do câncer.
Muitas vezes o desenvolvimento do tumor se dá pela rotina, falta de atividade física, má alimentação, alto consumo de agrotóxicos e conservantes, contudo, algumas profissões também podem auxiliar no desenvolvimento de algum tipo de tumor.
19 tipos de tumores estão relacionados com a ocupação ou igualmente com o meio de trabalho que a pessoa está exposta.
O local de trabalho e essas exposições acabam sendo responsáveis por 4% de todos os cânceres (de acordo com o estudo realizado em 1981 (The Causes of Cancer: Quantitative Estimates of Avoi- dable Risks of Cancer in the United States Today)).
Para auxiliar na vigilância e cuidado para evitar o desenvolvimento de qualquer tipo de câncer, pesquisamos algumas profissões que estão ligadas à determinado tipo de câncer.
Câncer de bexiga
Principais ocupações: cabeleireiro, maquinista, mineiro, metalúrgico, motorista de caminhão, pintor, trabalhador de ferrovia, trabalha- dor em forno de coque e tecelão.
Câncer na cavidade nasal e sinonasal
Principais ocupações: carpinteiro, forneiro (em geral, da indústria química, de coque e de gás), mineiro, pedreiro, sapateiro, encana- dor e mecânico de automóvel.
Câncer na cavidade oral, faringe e laringe
Principais ocupações: açougueiro, barbeiro, cabeleireiro, carpinteiro, encanador, instalador de carpete, mecânico de automóvel, mineiro, moldador e modelador de vidro, oleiro e pintor.
Câncer no cérebro
Principais ocupações: serviços elétricos e de telefonia e trabalho rural.
Câncer de Estômago e Esôfago
Principais ocupações: engenheiros eletricista e mecânico, trabalhadores de extração de petróleo, motoristas de veículos a motor, trabalhadores de lavanderias, trabalhadores da indústria eletrônica e trabalhadores em limpeza.
Câncer de fígado
Principais ocupações: mecânicos de veículos a motor e trabalho rural.
Leucemias e mielodisplasias
Principais ocupações: trabalhador do setor elétrico e trabalhador da cadeia de petróleo.
Linfoma não Hodgkin
Principais ocupações: trabalhadores do setor de transporte rodoviário e ferroviário, operadores de rádio e telégrafo, trabalho em laboratórios fotográficos e galvanizador.
Câncer de mama
Principais ocupações: cabeleireiro, operador de rádio e telefone, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, comissário de bordo e traba- lho noturno.
Mesotelioma
Principais ocupações: borracheiro, maquinista, mecânico, pintor e torneiro mecânico.
Mieloma Múltiplo
Principal ocupação: cosmetologista.
Câncer de pâncreas
Principais ocupações: trabalho rural e trabalhadores de manutenção industrial.
Câncer de pele não melanoma
Principais ocupações: agentes de saúde, carteiro, pedreiro, pescador, salva-vidas, guarda de trânsito, trabalhador rural e vendedor.
Câncer de pele melanoma
Principais ocupações: carteiro, farmacêutico, instalador de telefone, mineiro, químico, operador de telefone, piloto de avião e serra- lheiro elétrico.
Câncer de pulmão
Principais ocupações: bombeiro hidráulico, encanador, eletricista, mecânico de automóvel, mineiro, pintor, soldador, trabalho com isola- mento, trabalho em navios e docas, trabalho na conservação do couro, trabalho na limpeza e manutenção e soprador de vidro.
Por esses e outros motivos é que a prevenção é tão mencionada em todas as épocas do ano. O câncer quando diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura são bem maiores e o tratamento muito menos agressivo, portanto, esteja sempre em dia com os seus exames e consultas.
Referência: INCA