O sol na dose certa pode lhe proporcionar vitaminas e benefícios porém se a exposição ao sol for de forma descontrolada poderá causar malefícios.
Um destes malefícios é o desenvolvimento de câncer de pele.
A pele é o maior órgão de todo nosso corpo e é preciso dar alguma atenção para esse fator.
Qualquer alteração em pintas como mudança de cor, formato ou textura, é razão para procurar um dermatologista para que seja feito alguns testes.
Para que você possa aproveitar o sol, selecionamos 5 mitos relacionados a proteção solar para que você possa se atentar durante o verão (e em todas as épocas do ano também), afinal, sua saúde vem em primeiro lugar.
Mito 1
“Se estou na sombra não tenho o que me preocupar!”
É um dos maiores erros cometidos, os raios solares também nos atingem na sombra ou fora da exposição solar pois os raios solares costumam refletir na água e outras superfícies.
Mito 2
“Se está nublado não é preciso utilizar protetor solar.”
Há dois tipos de radiação: Ultravioleta A (consegue passar pelas nuvens) e Ultravioleta B (é barradas pelas nuvens). Nos dias nublados (principalmente os dias com mormaço) ainda estamos sujeitos a radiação ultravioleta A, podendo queimar a pele como se estivesse exposto ao sol.
Mito 3
“Se passei protetor pela manhã estou protegido(a) o dia todo.”
A recomendação do uso do protetor solar é que seja utilizado 3 vezes ao dia (em dias comuns).
Nos dias de verão é preciso reforçar a aplicação a cada 2 horas para manter a proteção. Lembrando que esse cuidado deve ser tomado durante todo o ano.
Mito 4
“Em dias quentes é melhor usar uma roupinha mais leve”
Roupas leves e transparentes podem trazer a sensação de maior frescor porém esse tipo de roupa pode permitir que a radiação ultravioleta atinja a pele.
O recomendado é que utilize roupas mais grossas, chapéus com aba larga, óculos solares com proteção UVA e UV, protetor labial e protetor solar em áreas mais expostas (orelha, nariz, pescoço, mãos e braços).
Mito 5
“Não tem problema se eu não usar protetor solar hoje.”
O câncer de pele é mais comum após os 40 anos, contudo, deve-se ter em mente que conforme vamos envelhecendo, as defesas da nossa pele vai diminuindo, podendo ficar mais suscetível ao câncer de pele. Por isso é importante que se utilize diariamente o protetor solar.
Com esses 5 mitos esclarecidos, é importante que você coloque em prática e preze pela sua saúde, afinal, moramos em um país tropical, a radiação solar é mais intensa e frequente, por isso, todo cuidado é importante.
Caso tenha alguma dúvida sobre cuidados dermatológicos, busque auxílio com um dermatologista da sua confiança.