Comemorado anualmente no dia 31 de Maio, O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças relacionadas ao tabagismo.
No Brasil, O Instituto Nacional do Câncer coordena e executa o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, visando à prevenção de doenças e a redução da incidência e mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco.
O tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano no mundo. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos. Se nada for feito, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Dados da OMS apontam que um terço da população mundial adulta é fumante.
Nosso País
O Brasil vem adotando medidas para controle e diminuição do uso do tabaco. Em 2005, aderiu à Convenção-Quadro do Controle de Tabaco (CQCT), que é um tratado internacional de saúde pública para elaborar e atualizar as políticas de controle e proteger as políticas nacionais contra os interesses da indústria da substância. Essas medidas têm como meta reduzir a demanda e a oferta do tabaco, proteger o meio ambiente e conscientizar a população dos perigos do cigarro.
Doenças
Fonte: INCA