A melhoria da saúde do paciente com câncer tem sido um dos maiores desafios da medicina até hoje, a cada dia é iniciado mais pesquisas e novas idéias de tratamento para os variados tipos de câncer, além dos laboratórios farmacêuticos que têm inovado em medicamentos diariamente e não medem esforços para encontrar melhores fórmulas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer. Os principais tipos de tratamento são:
Quimioterapia
É o tratamento por meio de quimioterápicos via infusões venosas, comprimidos e injeções. Os quimioterápicos são medicamentos de várias categorias e o paciente recebe uma combinação de medicamentos que será mais eficaz para o seu tipo de tratamento.
Os efeitos colaterais podem variar de acordo com o paciente mas normalmente se dão por queda de cabelo, náuseas e dores.
Imunoterapia
Tratamento projetado para aproveitar a capacidade do sistema imunitário do corpo para combater a doença. A imunoterapia utiliza frequentemente de modificadores biológicos da resposta (BRMs). Normalmente nosso organismo produz BRMs em pequenas quantidades em resposta à infecção, porém em laboratórios são produzidas quantidades maiores destes modificadores biológicos, a fim de potencializar o tratamento para doença.
Os efeitos colaterais variam de fadiga, náuseas, coceiras e constipação. O tratamento é feito através de injeções, infusões venosas e comprimidos.
Radioterapia
É o uso terapêutico de radiação para tratamentos de enfermidades e podem variar em três modalidades.
- Injeção de radioisótopos aplicados diretamente na corrente sanguínea .
- Braquiterapia através de fontes radioativas (agulhas, fios ou sementes) são fixadas em contato direto no local onde necessita de radiação.
- Teleterapia ou radioterapia é a modalidade mais utilizada, onde a radiação é posicionada externamente no paciente e com uma distância, podendo ser utilizadas máquinas, como gerador tradicional de raio-x, aceleradores lineares e a unidade Co-60.
Os efeitos colaterais podem ser cansaço, dores e perda de apetite.
Cirurgia
Envolve na remoção do tecido doente por meio de operação, é feita em salas cirúrgicas especializadas nesse tipo de procedimento e os efeitos colaterais são debilidade, dores, sangramentos e inchaços.